segunda-feira, 14 de junho de 2010

Definiçoes de Mim Mesma



Queria saber por que o ser humano tem certas ideias. Uma delas por exemplo, é definirmos nós mesmos. Quando você vai preencher um formulário bobinho, tu encontra perguntas como: cor favorita. Tudo bem voce ter uma cor favorita, mas por que sempre tem que ter um maldito significado atrás de tudo? Se você gosta de branco você "é uma pessoa matura, perfeccionista e tem ideais impossiveis. Voce sempre se mantém jovem e mantém sua vida simples". Posso falar que eu sou humana e gosto de mudar de idéia? E se amanhã eu gostar de vermelho? Serei eu "extrovertida, impulsiva e otimista"? Mudarei completamente de personalidade? Sou bipolar então? Por que eu não posso gostar de uma cor, porque eu simplesmente gosto? Uma palavra: bullshit. Eu até cansei de mudar de cor favorita, e já te digo: tenho nenhuma, gosto de todas e fim. Por que raios todo mundo tem que ter uma cor favorita? E por que raios o mundo tem a ansia de definir pessoas? Pessoas mudam.

Os meus mais odiados são signos. Por que o movimento de gigantes bolas gasosas em combustão a milhares de anos luz teria algum efeito na minha personalidade, sorte e espirito? Só porque no dia que eu nasci as estrelas estavam em escorpião, eu sou determinada, intuitiva, emocional, ciumenta, rancorosa, viciada em sexo e obsessiva?
E se eu tivesse nascido 1 dia antes? Eu seria diplomatica, romantica, charmosa, indecisiva, e facilmente influenciavel? E por que sou de escorpião meus relacionamentos amoroso apenas vao funcionar se eu achar alguém de Touro? Eu juro que nao entendo por que pessoas acreditam em definir voce mesmo pelas coincidencias mais ridiculas.

Todas essas definições sao paredes que te impedem de mudar. É como assumir que voce vai ser assim do jeito que voce é hoje, para todo o sempre. Apenas voce sabe quem voce é, e eu acho que é impossivel descrever-se com palavras. Ou com cores. Ou com datas de aniversario. Eu acredito em pscicologia, claro. Esses sim sao estudos que mostram o verdadeiro comportamento humano baseado em humanos.

Mas mesmo assim devo ressaltar o porque dessa ansia de definir mim mesma. E se eu pudsse definir todo mundo? E se eu pudesse saber tudo sobre todo mundo antes de conhece-los? Eu saberia o que eles pensam, como eles pensam, e sua personalidade. Eu ja teria uma definiçao de absolutamente todos. Até de como eles agiriam no futuro. Seria extremamente maravilhoso nao dar meu telefone praquele cara no bar por que dada a definiçao dele, eu ja sei que ele vai me trair. E dada a minha definição eu sei que vou ficar chateada. Entao é melhor evitá-lo, assim eu nao vou me machucar.
Mas a questão é: eu nao sei. E eu nunca vou saber até eu dar o meu telefone pra ele.

Criar definições de pessoas é diminuir os riscos de convivência. E diminuir riscos, é basimente parar de viver. Como eu já disse, pessoas mudam. Pessoas podem ser o que e elas quiserem, quando elas quiserem. So por que eu me defininiria como preguiçosa, não significa nada. Posso deixar de ser preguiçosa quando quiser, e ir estudar (haha, engraçado). Eu posso largar tudo e pegar um ônibus sem rumo. Ou dar uma volta no quarteirao, e sei lá, encontrar meu futuro marido. Posso continuar no computador e receber um email de uma amiga que nao via há anos. Eu posso pegar o telefone e chamar uma amiga pra vir em casa. Quem sabe ir tomar agua na cozinha, cair e quebrar a perna. E se definiçoes fossem verdade, eu nao vou sair da minha cama nunca, e ha 0 possibilidades dessas coisas acontecerem. Criar definições, é anular possibilidades.

Ter apenas uma cor favorita, uma banda favorita, acreditar que voce é de um signo 364 dias do ano, ter apenas um estilo de roupas, é ficar parado na superficie da vida. Por isso aproveite o hoje. Por que amanha, você pode ser totalmente diferente.

- Lady Lala

0 comentários:

Postar um comentário